sexta-feira, 30 de março de 2012

A gastronomia da Indonésia

A Indonésia é o arquipélago mais extenso do planeta, com 17.508 ilhas (das quais apenas 6.000 são habitadas) dispersas ao longo de 5 mil quilômetros no Oceano Índico. Com uma área de floresta total de 1.098.000 km2, suas características geográficas são bastante distintas de uma região para a outra. No oeste, a flora e a fauna têm características semelhantes às do Sudeste Asiático, com florestas tropicais onde ainda podemos encontrar elefantes, orangotangos e tigres. No leste, o meio ambiente lembra o da Oceania. Em Irian Jaya, por exemplo, existem cangurus e outros marsupiais.

Seus recursos naturais incluem o petróleo e pedras preciosas. Muitas das ilhas abrigam vulcões: alguns extintos, alguns adormecidos e outros ainda em atividade.

O clima no país é equatorial, o que significa que as chuvas são constantes durante todo o ano.

As influências indianas e chinesas são marcantes na culinária da Indonésia. Certas fusões deram origem a tradições gastronômicas especificas, como é o caso da culinaris nonya encontrada em Cingapura que resulta das tradições malaias com a de imigrantes de origem chinesa.

A Indonésia é o país de maior população praticante da religião muçulmana do mundo. Por isto o consumo de carne suína é pequeno e as bebidas alcoólicas são pouco difundidas, diferentemente daquela região asiática. Consome-se mais chá gelado e água de coco.

Existem, no entanto algumas cervejas e até um vinho rosé levemente doce feito de arroz balinês, o brem. Além dessas, há também o arak e o tuak (outra bebida fermentada).

A sua base da dieta alimentar é o arroz com molhos variados, tanto doces como salgados, presentes em centenas de possíveis pratos diferentes e combinados

O frango com arroz é um dos pratos mais tradicionais do país, juntamente com a carne de cordeiro,

Outros pratos também populares são o satay ao molho de amendoim, o gado-gado (verduras cozidas no vapor com molho de amendoim) e o macarrão e arroz fritos.

O molho de amendoim, também chamado Sambal Kacang ("kacang" significando "noz" na língua nativa malaia) utiliza amendoins frescos torrados e ficam ótimos com Satay. Este popular molho, também conhecido como Bumbu Satay, também é utilizado como um molho para Gado-Gado

Existem muitas variações diferentes de receitas deste molho de amendoim, a maior parte delas envolvendo o uso de manteiga de amendoim e/ou leite de coco, coentro ou curry. Outros ingredientes utilizados também são sementes de coentro, sementes de cominho, kencur, capim-limão, etc.

Gado-gado


O satay é, na origem, um espetinho de frango que se come com um molho de amendoim e pimenta. É presente em toda região da Ásia do sul, embora provavelmente originário da Indonésia.

Satay de frango

Os frutos do mar também são abundantes na gastronomia daquele país.

Os pratos indonésios costumam ser picantes, mas é possível, para os turistas, pedir refeições com menos pimenta.

Também é possível fazer o pedido de refeições sem carne (tanpa daging, em Bahasa, que é o idioma oficial do arquipélago). Ainda assim há uma grande possibilidade de que o prato venha com um pouco de carne. Isso se deve ao fato de os indonésios terem um perfil bastante conservador e, assim, muitos deles têm dificuldade de compreender a idéia de que existam pessoas que não comem carne por opção.

Entre as frutas, as que têm mais destaque são o rambutan (uma frutinha parecida com a lichia), o coco fresco, o abacaxi, a banana, a papaya, as mangas, goiabas, o salak, o mangostin e também o durian, o rei das frutas indonésias.

Uma curiosidade sobre a Indonésia é que o governo fabrica gelo para uso público gratuito e, apesar de ser seguro para o consumo por ser feito a partir de água mineral, o que é preocupante é a maneira pela qual esse gelo é transportado, pois pode-se, inclusive ver motos carregando enormes blocos desse gelo pelas ruas das grandes cidades daquele arquipélago.

Referencias:

http://www.africadosul.org/brasilbackpackers/indonesia.htm#culinaria

http://www.sushithai.com.br/novo/paises.php#

http://www.comofazertudo.com.br/comes-e-bebes/como-fazer-molho-de-amendoim-para-satay

http://indonesia.costasur.com/pt/restaurantes.html

Um comentário:

  1. Amei a comida da Indonésia... pena que não pude fazer um curso rápido por lá....

    ResponderExcluir